Manter a atenção dos ouvintes na pregação é um desafio, pois por mais que os fiéis estejam interessados em receber a Palavra de Deus ouvindo o pregador, é natural que depois de algum tempo comecem a perder a atenção.
As pessoas deixam de prestar atenção, entretanto, principalmente porque o pensamento trabalha em uma velocidade quatro vezes mais rápida que as palavras.
Depois de aproximadamente cinco minutos, como o pensamento é mais rápido que as palavras, o ouvinte cria um foco de atenção que se torna viciado e ele não consegue mais se concentrar na mensagem.
Então passa a pensar em outros assuntos que estão fora das fronteiras físicas do local da pregação.
Porque os ouvintes perdem a atenção?
Problemas físicos como sono, fome, cansaço e dores fazem com que os ouvintes se desconcentrem. Além desses fatores, algumas circunstâncias contribuem para que a atenção dos ouvintes fique prejudicada.
Dificuldade de entender a mensagem
Mesmo sendo simples as palavras do pregador e clara a mensagem da Bíblia, nem todos conseguem compreender e acompanhar a pregação com facilidade.
Mensagem muito simples
Há situações em que o pregador tenta facilitar tanto a mensagem que ela se torna óbvia demais.
RECOMENDADO PARA VOCÊ:
Quer Pregar Com Conhecimento Bíblico Profundo, Dominando a Oratória, com boa Dicção, Citando Versículos de Memória, sem Timidez e com total Eloquência?
Então clique aqui ou no botão abaixo e saiba como elaborar sermões impactantes em 30 dias até mesmo se você quer pregar pela primeira vez.
Mensagem muito complexa
Os ouvintes, por julgarem o tema muito complexo em alguns casos ou elementar em outros, se desinteressam pelo assunto.
Resistência à mensagem
Outro ponto importante a considerar é que, mesmo não podendo discordar das palavras do pregador, já que elas são a representação exata da mensagem de Deus, não há como impedir que, de vez em quando, ao aplicar o ensinamento do Senhor à realidade de cada um, não possa surgir alguma resistência ou objeção. Também por esse motivo os ouvintes podem desviar o pensamento.
Como Manter a atenção dos ouvintes na pregação?
Por todos esses motivos os ouvintes podem se desligar do que esteja sendo pregado. Cabe ao pregador manter e resgatar atenção dos ouvintes na pregação.
Movimente-se no púlpito
Um dos bons recursos para manter o público atento é a movimentação física. Ao sair de uma posição para outra, sua voz passa a ser ouvida de forma diferente.
E por se afastar ou se aproximar, muda a maneira como é visto. Ao se posicionar em outro lugar, o cenário visualizado pelos ouvintes se modifica. É como se outro pregador chegasse àquele local para trazer uma nova mensagem.
Então, com esse movimento, a concentração do público é resgatada e as pessoas voltam a prestar atenção.
Altere a intonação e volume da voz
Cabe a ele usar de todos os recursos à sua disposição para motivar os ouvintes a prestarem atenção, alternando o volume da voz e a velocidade da fala, fazendo pausas mais expressivas.
Uma descontração leve
Interromper a linha de pensamento para incluir uma informação leve e interessante também funciona bem para garantir a concentração das pessoas, pois essa novidade faz com que o ouvinte que estava disperso volte o seu foco para a mensagem.
Aproveite os 5 primeiros minutos de atenção
Se analisarmos as pregações de Charles Haddon Spurgeon, que ficou conhecido como Príncipe dos Pregadores, constataremos que esse orador extraordinário quase sempre agia dessa maneira: conquistava os fiéis logo no início, em seguida transmitia as informações importantes, e mantinha a concentração dos ouvintes até o final com suas interpretações, seus exemplos e suas histórias interessantes.
Por isso, depois de conquistar a atenção dos ouvintes na pregação logo no início da mensagem, passe imediatamente todo conteúdo que julgar relevante, pois nesse momento o público estará mais atento.
Bônus 01
Veja aqui como fazer uma introdução que prende a atenção dos ouvintes na pregação (Clique aqui!)
Como Manter a atenção dos Ouvintes na pregação após 15 minutos de mensagem?
Com a atenção da plateia recobrada, o pregador poderá retomar a linha de raciocínio. Depois de quinze minutos, entretanto, a atenção da plateia diminui sensivelmente e entra nos níveis mais baixos, e apenas nos momentos finais, quando o público tem a sensação de que a pregação se encaminha para a conclusão, é que as pessoas voltam a acompanhar com mais interesse.
Depois dos quinze minutos, distraia a plateia com histórias, exemplos e passagens mais instigantes do Evangelho. Dessa forma, os ouvintes ficarão mais dispostos a ouvir outras mensagens que você desejar transmitir.
Use ilustrações e parábolas
Se você incluir em sua pregação uma das parábolas do Evangelho, ilustração ou uma aplicação prática, por exemplo, e conseguir descrever com as palavras adequadas e os gestos apropriados, fará com que os fiéis se transportem para aquele momento e vivenciem a cena.
Ora, se a plateia se transporta para o momento que você descreve e consegue visualizar o exemplo dado, o interesse pela pregação é ampliado, e as pessoas atentas acompanharão sem esforço até o final.
Fala sobre temas interessantes
Os ouvintes irão se interessar mais pela pregação se o tema tocar diretamente suas expectativas e necessidades. Por isso, o pregador não pode viver apartado da realidade dos fiéis. Se você conversar habitualmente com alguns grupos que compõem sua comunidade, irá identificar melhor quais as aflições, agruras e dúvidas dos frequentadores da igreja.
Com o resultado dessa pesquisa você poderá escolher as passagens das Escrituras Sagradas que atendam mais prontamente ao interesse predominante do público. Os grandes pregadores sempre tiveram essa sensibilidade, falar o que os fiéis precisavam e desejavam ouvir, sem deixar de anunciar todo o conselho de Deus.
Conclusão
É desta forma que o pregador poderá manter a atenção e o interesse dos fiéis: contando histórias e se valendo de exemplos atraentes; alternando o volume da voz e a velocidade da fala, fazendo pausas expressivas; interpretando com energia as passagens mais relevantes da pregação; apresentando-se com bom posicionamento das pernas e se movimentando de maneira adequada, com leveza e desembaraço, mantendo correta a posição do tronco, sem demonstrar rigidez ou arrogância, nem displicência ou humildade no sentido pejorativo.
IMPORTANTE!
Antes de sair desta página, me responda se você gostaria de saber…
Como entender a Bíblia para pregar;
Como extrair lições do texto;
Como começar, desenvolver e terminar o sermão;
Como usar ilustrações;
Como pregar com mais liberdade e desenvoltura;
Como memorizar o sermão e não ficar preso a ele;
Como controlar o nervosismo.
Então, para pessoas especiais como você, que busca realizar aquilo que sente no coração, existe um material incrível, onde é ensinado passo a passo tudo sobre elaboração de sermões e como pregar com mais liberdade e desenvoltura.
Para acessá-lo, basta clicar no botão abaixo e se preparar para conhecer algo que vai transformar para sempre as suas pregações.