Tenho percebido que uma das maiores dificuldades e desafios dos vocacionados iniciantes é sobre como pregar a palavra de Deus sem timidez ou nervosismo. Então coloquei aqui 8 dicas para quem tem a timidez como um obstáculo a vencer.
Vamos à primeira:
Como Pregar a Palavra de Deus sem Timidez ou Nervosismo?
1 – Estude Bem o Assunto que Você Deseja Falar
O medo de dar aquele “branco” na hora de falar é um dos principais motivos do nervosismo. Leia e releia muitas vezes as suas anotações e o texto base da sua pregação para que tenha mais segurança no assunto.
Não deixe para preparar a sua mensagem em cima da hora. É muito bom que o pregador tenha tido tempo para consolidar na mente e no coração a mensagem que deseja passar.
Comesse a estudar o assunto pelo menos uma ou duas semanas antes da pregação. Reserve o dia da pregação somente para orar e rever as suas anotações.
RECOMENDADO PARA VOCÊ:
Quer Pregar Com Conhecimento Bíblico Profundo, Dominando a Oratória, com boa Dicção, Citando Versículos de Memória, sem Timidez e com total Eloquência?
Então clique aqui ou no botão abaixo e saiba como elaborar sermões impactantes em 30 dias até mesmo se você quer pregar pela primeira vez.
2 – Como Pregar a Palavra de Deus: O Preparo Espiritual
Ore muito! Você é no púlpito aquilo que é na vida de oração. Se for um fracasso na oração, será um fracasso na pregação.
Quanto mais preparado espiritualmente estiver, mais fácil será pregar porque o preparo espiritual te dará apoio e autoridade necessária para pregar a Palavra de Deus.
3 – Faça um Esboço com Três Tópicos
É mais confortável ter um roteiro em mãos. É muito bom saber que o que preciso falar está ali, anotado, bem na minha frente.
Há pregadores que fazem esboços de 10 páginas, anotando toda a mensagem; há os que só anotam os títulos principais. Eles usam apenas um pedacinho de papel.
Não há uma regra para isso. Faça o que for mais confortável, do jeito que lhe traga mais segurança. Lógico, recomendável ter em mente as anotações do esboço.
Observações: esboço não é para ser lido, mas consultado. Perderá toda a espontaneidade e ficará muito robótico se for ler o esboço para a plateia.
Não se preocupe em esconder o seu esboço como se estivesse cometendo algum crime. Usar esboço é algo absolutamente normal. Mostra que você se preparou para estar ali.
4 – Saiba que Você Foi Chamado Para Fazer Isso
Não encare a pregação como um castigo, tortura ou punição. Você está ali porque foi chamado para isso. Antes de alguém lhe convidar, o Senhor já havia lhe convidado.
Vá em frente, você nasceu para isso pregar. É o seu chamado. Então pregue com fervor e paixão, porque é isso que as pessoas esperam de você.
5 – Não Deixe Situações Externas Atrapalharem a Sua Pregação
Não deveria ser assim, mas enquanto estamos ali no púlpito, uns levantam, outros olham o celular, crianças choram etc.
Foque na transmissão da mensagem e nas pessoas que estão parecendo realmente receber a Palavra. Fazendo assim, você estará colocando o foco em algo positivo, que está dando certo.
Isso vai lhe deixar muito mais confortável. como pregar a palavra de deus
6 – Deixe bem Definido e Gravado na Mente o que Você Vai Falar nos Primeiros 5 Minutos
Os primeiros minutos são cruciais para qualquer orador. Nele, você perde ou ganha a sua audiência. Vale ressaltar também, que o momento de maior nervosismo está nos primeiros minutos após assumir o microfone.
A medida que você vai falando e vendo que está dando tudo certo e que as pessoas estão te ouvindo, a tendência é o nervosismo começar a diminuir.
Mas se você não estiver bem preparado para esses primeiros minutos, será bem provável que continue nervoso durante toda a pregação.
Então deixe tudo bem definido para esse momento (saudações, agradecimentos etc.).
7 – Pregue para Você mesmo Toda a Mensagem
Pregue em voz alta, em algum lugar sozinho. Se possível, faça isso diante do espelho e se observe falando. Grave um vídeo e se assista antes de pregar. Faça isso até que ache a sua pregação muito boa e sua oratória bem atraente.
Isso lhe ajudará a desenvolver novas formas de falar do mesmo assunto, corrigindo aquilo que está errado e acrescentar o que for necessário.
8 – Como Pregar a Palavra de Deus: Pratique à Pregação
Aproveite todas as oportunidades que tiver para pregar. Pregue aonde for convidado. Até que a sua timidez vá dando lugar à segurança e ela seja apenas parte da sua personalidade, não mais uma limitação ao subir ao púlpito para pregar.
Você continuará um tímido, só que com segurança na hora de pregar. Pratique e exercite a pregação!
IMPORTANTE!
Antes de sair desta página, me responda se você gostaria de saber…
Como entender a Bíblia para pregar;
Como extrair lições do texto;
Como começar, desenvolver e terminar o sermão;
Como usar ilustrações;
Como pregar com mais liberdade e desenvoltura;
Como memorizar o sermão e não ficar preso a ele;
Como controlar o nervosismo.
Então, para pessoas especiais como você, que busca realizar aquilo que sente no coração, existe um material incrível, onde é ensinado passo a passo tudo sobre elaboração de sermões e como pregar com mais liberdade e desenvoltura.
Para acessá-lo, basta clicar no botão abaixo e se preparar para conhecer algo que vai transformar para sempre as suas pregações.
Link permanente
Muito boas dicas a timidez é um problema que tenho enfrentado desde a infância
Link permanente
Muito boas dicas
Link permanente
Muito bom
Link permanente
Muito bom,que Deus abençoe