O Que é a Paz Que Excede Todo Entendimento? | Como Ter Essa Paz?

A Paz Que Excede Todo Entendimento

Filipenses 4: 4-7

Quantas vezes o estresse, a preocupação e a ansiedade roubaram a sua paza paz que excede todo entendimento

O inimigo de nossas almas frequentemente o tem levado a um estágio de perturbação ou confusão?

O que as pessoas falam costuma tirar a sua paz facilmente?

Tudo isso te enfraquece e te deixa para baixo, roubando a sua tranquilidade interior?

O texto de Fp 4:7 diz:

E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus”.

a paz que excede todo entendimento

A Paz Que Excede Todo Entendimento

Neste momento, gostaria de chamar a sua atenção para a palavra “excede” do verso acima.

Ela literalmente significa algo que extrapola, vai além, ultrapassa, que é mais, que está acima, em nível superior, que é maior, é mais alto e é sublime.

O termo “que excede todo o entendimento” nos dá a ideia de algo que foge a razão humana e está acima dela.

Faz referência a uma paz que transcende, vai além, supera e é maior que qualquer paz possível de ser encontrada pela busca humana e por nosso próprio entendimento, pois esse paz não é natural ou terrena.

O que o texto quer nos dizer é que há todo tipo de paz em que as pessoas podem buscar e encontrar em algum lugar, mas a paz de Deus que excede todo entendimento é muito superior a qualquer paz e somente é encontrada no Príncipe da Paz.

Também podemos afirmar que todo esforço humano e terreno fora de Jesus para ter a paz de Deus que excede todo o entendimento é inútil, pois ela é fruto do relacionamento íntimo e pessoal com o Deus de paz.

Então quanto mais envolvido com Deus estiver, mais a sua paz que vai além, ultrapassa, que é mais, que está acima, em nível superior, que é maior, mais alto e é sublime preencherá o seu coração em Cristo Jesus.

 

RECOMENDADO PARA VOCÊ:

Quer Pregar Com Conhecimento Bíblico Profundo, Dominando a Oratória, com boa Dicção, Citando Versículos de Memória, sem Timidez e com total Eloquência?

Então clique aqui ou no botão abaixo e saiba como elaborar sermões impactantes em 30 dias até mesmo se você quer pregar pela primeira vez.

 

A Paz Superior

O termo “todo o entendimento” diz sobre a nossa capacidade máxima de pensar, compreender e argumentar.

A paz de Deus é eficaz mesmo que não se tenha razão alguma para se ter paz e mesmo que não se saiba explicar o porquê da calmaria sentida em meio à tempestade.

O texto diz que essa paz guardará os nossos corações e os nossos pensamentos em Cristo Jesus.

O sentido aqui é este: a paz de Deus vai guardar e proteger o teu coração e pensamentos de maneira totalmente incomum e inexplicável por uma ação divina.

Então você pode hoje milagrosamente ter a paz de Deus mesmo vivendo a mais terrível tribulação.

Como Ter a Paz Que Excede Todo Entendimento?

A expressão “em cristo Jesus” denota que o meu relacionamento com Cristo me dará uma paz tão profunda que guardará e bloqueará a minha mente e coração contra as investidas do mal, que tem por finalidade roubar a minha tranquilidade interior.

Logo essa paz não vem de nenhuma outra forma que não seja do relacionamento íntimo e pessoal com o Deus de paz.

Três Atitudes para Manter Essa Paz

Com base em Filipenses 4: 4-7, vamos falar sobre três passos simples para você proteger a sua mente e guardar o coração.

O verso 7 diz: “E a paz de Deus…” A letra “E” não está no texto por acaso. Ela significa “então” e expressa uma conclusão do que foi dito anteriormente.

Se quisermos enterder melhor sobre a paz de Deus, devemos olhar para os versos imediatamente anteriores.

Então com base no texto de Filipenses 4: 4-7, podemos construindo muros de proteção que mantém a nossa vida espiritual e nos garantem a paz de Deus que excede todo entendimento.

Veja agora os três muros de proteção que precisamos construir para que nada roube a paz de Deus que habita em nós.

1 – CONSTRUINDO O MURO DO LOUVOR

Paulo escreveu a carta aos filipenses, que faz parte das “epístolas da prisão”,  enquanto estava confinado a uma prisão romana, amarrado a dois soldados.

Ele poderia ter enviado uma carta cheia de lamentações, mas, incrivelmente, um tom perpassa toda ela – o tom da alegria, mais precisamente, da “alegria no Senhor“.

O apostolo Paulo convoca os crentes a “alegrar-se”.

O texto diz:

“Regozijai-vos sempre no Senhor” (v. 4). 

O verbo “regozijai-vos” está no tempo presente, voz ativa e modo imperativo. Isso significa que Paulo está ordenando os crentes de Filipos naquele presente momento a “continuar a ser feliz no Senhor“.

Para Paulo, independentemente das circunstâncias da vida, o crente deve se alegrar em Deus.

As circunstâncias mudam e a vida nos surpreende a cada dia com lutas e vitórias, mas o Senhor nunca muda, é sempre o mesmo!

Não sei se você percebeu, mas o texto diz “sempre” e isso significa que a alegria em Deus deve ser na bonança e na escassez, na calmaria e na tempestade.

Então nossa alegria em Deus não deve ter relação com o que está acontecendo a nossa volta, mas deve ter relação com quem Deus é e na cofiança que temos em sua Palavra.

2 – CONSTRUINDO O MURO DA PACIÊNCIA

Para ter essa paz de Deus, o apóstolo Paulo diz, no verso 6:

“Não estejais inquietos por coisa alguma”.

A palavra “inquietos” em algumas traduções vem substituída por “ansiosos” ou “preocupados”.

Tais expressões representam a dificuldade de esperar com paciência e confiança em Deus.

A preocupação não só rouba a nossa força, ela também rouba a paz da alma, destruindo a nossa vida física e espiritual.

Ela é como uma cadeira de balanço, que mantém você ocupado, em movimento, mas não o leva a lugar algum.

A preocupação é um ato de rebelião contra o governo de Deus na sua vida. É você querendo determinar coisas que somente cabem a Deus e no seu tempo.

Jesus disse que deveríamos olhar para as aves dos céus e aprender com elas, e  também disse que ninguém acrescenta um côvado a sua estatura, ainda que se esforce para isso (Mt 6).

Então construa o muro da paciência conforme Jesus nos ensinou, deixando de se preocupar demais com o amanhã:

“Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal”. (Mateus 6:25-34)

3 – CONSTRUINDO O MURO DA ORAÇÃO

O outro segredo para se ter a paz de Deus nos guardando está no verso 6:

“antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica”.

É isso mesmo… Sem oração e súplica não há paz de Deus na alma. É o relacionamento com o autor da paz que gera essa paz em mim. Isso é obra do Espírito Santo na minha vida. É fruto do Espírito.

Em vez de se preocupar com as coisas que você não pode mudar, coloque-se diante de Deus, prostre-se diante dele.

Se substituirmos nossas preocupações pela oração, Deus substituirá nossas preocupações pela sua Paz.

4 – O QUE A BÍBLIA FALA SOBRE A PAZ DE DEUS EM NÓS

A – Em Cristo podemos ter paz mesmo vivendo aflições: “Eu disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo“. (Jo 16:33)

B – A paz de Deus em nada se assemelha com a paz do mundo: Deixo-lhes a paz; a minha paz lhes dou. Não a dou como o mundo a dá. Não se perturbem os seus corações, nem tenham medo. (Jo 14:27)

C – A paz de Deus é destinada aos que confiam e esperam Nele: “Tu, Senhor, guardarás em perfeita paz aquele cujo propósito está firme, porque em ti confia“. (Is 26:3)

Conclusão

Somente um relacionamento com o autor da paz, que é evidenciado por uma vida de louvor, paciência e oração é possível ter a paz que excede todo entendimento, que vai além da nossa capacidade de pensar e raciocinar, argumentar e produzir com recursos humanos.

 

IMPORTANTE!

Antes de sair desta página, me responda se você gostaria de saber…

✔ Como entender a Bíblia para pregar;

✔ Como extrair lições do texto;

✔ Como começar, desenvolver e terminar o sermão;

✔ Como usar ilustrações;

✔ Como pregar com mais liberdade e desenvoltura;

✔ Como memorizar o sermão e não ficar preso a ele;

✔ Como controlar o nervosismo.

Então, para pessoas especiais como você, que busca realizar aquilo que sente no coração, existe um material incrível, onde é ensinado passo a passo tudo sobre elaboração de sermões e como pregar com mais liberdade e desenvoltura.

Para acessá-lo, basta clicar no botão abaixo e se preparar para conhecer algo que vai transformar para sempre as suas pregações.

25 Comentários


  1. Sou católico e estou me preparando para ser um pregador em minha comunidade! Será que esses estudos me ajudará dentro da religião que atuou??? Sinto que preciso muito desenvolver um postura melhor e tbe mais conhecimento da palavra para poder transmitir!

    Responder

    1. Querido irmão Católico, creio que você precisa muito conhecer o Evangelho de Jesus, para não ter necessidade de repetir esta pergunta. Saiba desde já que não existe evangelho católico ou dos evangélicos, dos espiritas ou dos budista mas sim, O Evangelho de Jesus, que guiando for pregado como o Mestre ensinou não haverá diferença, pois só existe um único e verdadeiro Evangelho, as denominações é que apresentam o seu evangelho para os seus seguidores segundo os seus interesses e nunca do interesse do autor, JESUS…

      Responder

  2. ✔ Como memorizar o sermão e não ficar preso a ele;
    ✔ Como começar, desenvolver e terminar o sermão;

    Estou muito satisfeito e impactado com a riqueza do conteúdo e a didática do material.
    Pontuei as minhas atuais dificuldades até o momento.
    Grato pela atenção

    Responder

  3. Muito edificante, glória a Deus . Precisamos muito buscar o conhecimento na palavra de Deus

    Responder

  4. Agradeço a Deus por sua vida, e pela graça e conhecimento que Ele o tem concedido a cada sermão. Estava me sentindo totalmente despreparada para pregar e ensinar a palavra do Senhor, como é bom termos acesso à sua palavra e a presença do Espírito Santo. Muito obrigada!

    Responder

  5. Tenho vontade de um dia pregar a palavra de DEUS e preciso de ajuda ppr isso me intereco no guia claro que o maior professor eo espírito santo.

    Responder

  6. Bom Dia irmão, eu já faço palestras para os irmãos seguidores de Jesus a luz da Doutrina Espirita (Kardecista) mas, tenho aprendido muito com seus sermões e com seu livro Guia Básico para Elaborar Sermões. Uma das características da minha religião é respeitar todas as religiões e seus conteúdo, conhecendo retendo o que de ensinamento elas apresentem que possa aproximar o homem do seu Caiador. Se a maioria dos pseúdos representes de Deus, a espiritualidade do povo cristão seria outra. G e das explicações. Gosto muito das sua aulas e vou estuda-las sempre que me forem enviadas. Muito grato por colocar o seu saber a nossa disposição.

    Responder

  7. muito bom, edificante e gratificante, grato, que Deus te abençôe

    Responder

  8. muito bom, edificante e gratificante, grato, que Deus poderosamente

    Responder

  9. Deus abençoe sua vida seu ministério vc é muito sábio na palavra Deus vai te abençoar muito na obra

    Responder

  10. Glória a Deus!!!
    Muitas vezes ouço minha mãe dizer ,que por toda sua vida ,ela não soube o que é paz de verdade.Está mensagem com certeza irá fazer o que apraz ao Senhor na vida dela e na minha família .
    Deus lhe abençoe.

    Responder

  11. Gostei muito
    Tenho passado por muitas tribulações hoje cedo na congregação uma irmã leu a palavra de Mateus 6.25,34
    E está palavra falou comigo então logo quando cheguei fui ver minha caixa de e-mail e aqui está a palavra da paz que exede todo entendimento obrigada pastor Wallace Melo por este grande trabalho
    Abraço

    Responder

  12. Gostei muito
    Tenho passado por muitas tribulações hoje cedo na congregação uma irmã leu a palavra de Mateus 6.25,34
    E está palavra falou comigo então logo quando cheguei fui ver minha caixa de e-mail e aqui está a palavra da paz que exede todo entendimento obrigada pastor Wallace Melo por este grande trabalho
    Abraço

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.