Como Entender a Bíblia para Pregar – 5 Passos Simples para Entender Qualquer Texto

Como entender a Bíblia para pregar é uma das maiores dúvidas dos que estão iniciando no ministério da pregação. As três maiores são: como fazer um esboço, como apresentar um sermão e como entender a Bíblia para pregar.

Por isso, resolvi escrever algo bem completo para ajudar aqueles que não sabem como extrair lições de um texto bíblico.

Este artigo é útil como um guia rápido que responderá a pergunta como entender a Bíblia para pregar? Esta é uma dúvida que devemos sanar, vencendo obstáculos e barreiras do tempo, cultura, idioma e outras diferenças relacionadas ao mundo bíblico, se quisermos entender a Bíblia eficazmente.

como entender a Bíblia

O Real Sentido do Texto

Para sabermos como entender a Bíblia corretamente, precisamos ir mais profundo na Palavra de Deus. É necessário saber o sentido real do texto bíblico para não cairmos em uma interpretação fantasiosa.

Queremos apenas o sentido que o texto bíblico nos diz. Todo acréscimo ou subtração devem ser removidos e a Bíblia entendida com seu real significado.

O processo de interpretação do texto bíblico assemelha-se a uma jornada cuidadosa, onde buscamos o real significado da passagem no contexto bíblico, isto é, aquilo que o texto significava para as pessoas a qual a mensagem foi dirigida.

As Nossas Diferenças em Relação ao Mundo Bíblico

Muitos caem em grandes erros interpretativos ao aplicar de forma direta aquilo que leem. Isso ocorre porque estamos distantes em circunstâncias das pessoas para a qual a Bíblia foi primeiramente dirigida.

Não é uma tarefa fácil saber como entender a Bíblia, uma vez que estamos distantes do seu contexto pela cultura, costumes, idioma e um espaça de tempo considerável. Essas diferenças formam uma barreira, como um rio que nos separa da outra margem e nos impede de chegar ao significado do real texto bíblico.

A Mudança de Aliança

Como que se não bastasse, o rio é ainda mais largo e difícil de atravessar quando se trata do Antigo Testamento. Os crentes em Cristo, com a mudança de aliança, foram separados ainda mais dos irmãos hebreus da antiga aliança.

Nós, salvos em Cristo Jesus, estamos vivendo o novo pacto da aliança do calvário. O povo do Antigo Testamento, no entanto, estava vivendo sob o Antigo Pacto. Enquanto para eles a Lei era o centro de sua crença, para nós, o é a Graça de Deus. São condições teológicas totalmente distintas. Então o rio fica largo e difícil de atravessar, pois há uma barreira pactual ou testamentária em questão.

Assim, a distância com o Antigo Testamento não está apenas na cultura, idioma e tempo, mas também no pacto. Por isso, é muito mais fácil entender o Novo Testamento, pois estamos inseridos no mesmo pacto. Mas, mesmo assim, as diferenças são grandes…

Nossas Dúvidas

Por consequência, ficamos em dúvida sobre como entender a Bíblia em diversas partes. Por exemplo, como compreender Levítico 19:19, que não permite o uso de roupas feitas de tecidos diferentes? Isso significa que deveríamos usar peças de roupas que fossem 100% algodão?

Em Mateus 14:29, Pedro caminhou sobre as águas. Isso significa que deveríamos caminhar sobre as águas também, como prova da nossa fé?

O profeta Isaías andou nu e descalço durante 3 anos e 6 meses. Será que para ser um profeta de Deus deve-se fazer a mesma coisa?

Diante dos exemplos, como podemos atravessar esse rio largo que nos separa do texto bíblico? E como entender a Bíblia Sagrada eficazmente?

Já sabemos que qualquer interpretação que desconsidere o contexto envolvido, leva invariavelmente a um entendimento equivocado do texto. Então, como aplicar as verdades do mundo Bíblico à realidade de hoje?

Não podemos ficar em busca de textos fáceis e pulando as passagens que consideramos difíceis, por não termos em método para entendê-las.  

Devemos Achar o Significado Pretendido pelo Autor

Fazer uma exegese é diferente de fazer uma eixegese. Exegese é quando se extrai do texto o seu sentido e eixegese é quando se coloca no texto um sentido. Viu a diferença? O que queremos é o que Deus pretendeu falar com determinado no texto apenas.

Nosso objetivo não é dar significado a um texto, mas, no lugar disso, procurar encontrar o seu significado.

No entanto, sabemos que não podemos aplicar o significado de um texto que foi direcionado para um povo antigo, pois estamos distantes  deles (cultura, tempo, língua, aliança, etc).

O Princípio Bíblico

As passagens bíblicas se aplicam particularmente a seus personagens, e não a nós. Então, se não é possível aplicar diretamente os textos bíblicos a nossa vida, o que devemos extrair deles? A resposta é: o seu princípio bíblico.

O princípio bíblico é aplicado a todas as pessoas em todos os tempos. O princípio bíblico, portanto, tem significado e aplicação tanto para a audiência bíblica antiga quanto para os cristãos de hoje.

O princípio bíblico é a ponte que nos liga ao que Deus deseja nos falar, hoje, através das passagens bíblicas.

Como Entender a Bíblia?

A nossa jornada para descobrirmos os princípios da Palavra de Deus e, assim, sabermos como entender a Bíblia, envolve cinco etapas:

Passo 1

O Que o Texto Significou para Seus Personagens?

Uma cuidadosa leitura revelará muito sobre o significado do texto bíblico para a vida dos seus personagens. O conselho aqui é que você deve estudar o contexto histórico e cultural relacionado a passagem bíblica.

Depois de ter estudado o contexto e lido cuidadosamente o texto, escreva o que a passagem significou para o público bíblico.

Para estudar o contexto das passagens bíblicas, faça uso de ferramentas de apoio ao estudo da Bíblia e preparo de sermões. Para acessar alguns ferramentas importantes clique aqui.

Vejamos como exemplo o texto de Josué 1.1-9:

A mensagem de Deus para Josué tinha o seguinte significado:

O Senhor ordenou que Josué, o novo líder de Israel, fosse forte e corajoso, pois lhe daria a sua presença e não lhe abandonaria. Também lhe mandou ser obediente a sua Lei para que tivesse êxito na conquista da Terra Prometida.

Esse é só o primeiro passo. Seja específico. Não generalize ou tente desenvolver princípios bíblicos ainda.

Passo 2

Quais diferenças há entre os personagens bíblicos e nós?

Conforme já falamos, estamos distantes do contexto da Bíblia pela cultura, pelo idioma, pelo tempo e , quando se trata do Antigo Testamento, pela aliança. Essa distância são barreiras que nos impedem de aplicar o significado do texto de forma direta.

Então, nessa etapa, você deve anotar as diferenças relevantes entre o nosso contexto e o contexto do mundo Bíblico. Caso seja uma passagem do Antigo Testamento, veja as diferenças teológicas de aliança,  como resultado da obra de Cristo na Cruz.

Por exemplo, ainda em Josué 1.1-9:

Não estamos na posição de Líderes de Israel (mesmo que alguns sejam líderes na igreja). Muito menos desejamos conquistar Canaã, a Terra Prometida. Também não estamos debaixo do antigo pacto da Lei mosaica.

Passo 3

Qual é o Princípio Bíblico do Texto?

Este é talvez o passo mais trabalhoso. Você deve valer-se das informações anteriores e perceber quais ensinamentos bíblicos o texto está lhe mostrando. Lembre-se que você não deve criar um significado para o texto, mas extrair dele o que Deus desejou dizer para todos nós através do registro bíblico. Sua tarefa será descobrir o princípio bíblico que o autor tinha em mente.  

Importante: Deus deu ensinamentos específicos para determinadas pessoas, em um determinado tempo, para que princípios bíblicos universais fossem aplicados a todas as pessoas, em todos os tempos.

Extraindo o princípio de Josué 1.1-9:

Para sermos eficazes em servir a Deus e ter êxito na tarefa para a qual ele nos vocacionou, precisamos da sua força e da sua presença. Também devemos ser obedientes a sua Palavra, meditando constantemente nela.

Essa é a mensagem de Josué 1.1-9. Perceba que as mesmas palavras são entendidas de formas diferentes, dependendo do público (quando falo “entendidas”, refiro-me a aplicação da mensagem). Esse é o princípio bíblico revelado na passagem.

Veja que as diferenças de públicos foram respeitadas, pois somos crentes salvos em Cristo pela nova aliança do calvário, marchando para a Nova Canaã, e não para a Terra Prometida a Israel.

Podemos resumir os critérios para formular o princípio bíblico da seguinte forma:

1 – O princípio deve estar explícito no texto.

2 – O princípio deve ser atemporal e não deve estar condicionado a alguma coisa para ser aplicável (ele não pode ser aplicado somente a um grupo pessoas ou somente por um período).

3 – O princípio não deve ser restrito a uma determinada cultura.

4 – O princípio deve estar em concordância com o ensino do restante das Escrituras.

5 – O princípio deve ser relevante para o público bíblico e contemporâneo.

Passo 4

O princípio bíblico está em concordância com toda a Escrituras?

Nessa etapa você deve analisar o princípio bíblico encontrado, olhando para toda a bíblia sagrada. O ensinamento encontrado no texto não pode contradizer os princípios gerais das Escrituras.

Seu princípio deve se manter de pé ao confrontá-lo com toda a Bíblia. Também deve ser analisado o que outras partes da Bíblia acrescentam ao assunto.

Caso esteja analisando uma passagem do Antigo Testamento, não deixe de verificar o que o Novo Testamento modifica ou acrescenta ao princípio bíblico encontrado.

Lembre-se que lemos o Antigo Testamento como cristãos da Nova Aliança. Ou seja, Não devemos ignorar a cruz como fossemos hebreus do Antigo testamento.

Assim, por vezes, será preciso reescrever o nosso princípio bíblico para que se encaixe no restante das Escrituras. Então ajuste o seu princípio se for necessário.

Vejamos se o princípio bíblico extraído de Josué 1.1-9 está em concordância com toda a Bíblia:

O Novo Testamento afirma que podemos obter forças do Senhor (Ef. 3:10). Em concordância, o Antigo Testamento também expressa a mesma ideia (Is. 40:29).

O Novo Testamento mostra que experimentamos a Presença de Deus através do Espírito Santo que veio morar em nós. Diferentemente, no Antigo Testamento a presença de Deus era experimentada no tabernáculo.

E ainda, em toda a Bíblia Sagrada somos exortados a observarmos os mandamentos do Senhor. 

Então veja que para sabermos como entender a Bíblia precisamos notar essas diferenças. 

Passo 5

Como o princípio bíblico deve ser vividos pelos crentes hoje?

Neste último passo, aplicamos o princípio bíblico, relacionando-o a vida de cada crente salvo em Cristo hoje. Se não houver aplicação, os conceitos irão ficar apenas no campo abstrato, sem significado algum para os crentes de hoje.

Para cada princípio bíblico encontrado no texto, haverá apenas um significado, mas as possibilidades de aplicação são muitas. Isso é possível porque cada pessoa vive uma circunstância diferente.

Então, cada princípio é aplicado conforme a circunstância. Ou seja, o princípio é sempre o mesmo, o que faria é a sua aplicação.

Por exemplo, o princípio contido na frase “Jesus salva o pecador” pode ser aplicado de diferentes maneiras dependendo da situação de cada pessoa. Para um salvo em Cristo significa gratidão, enquanto que para um perdido, oportunidade de salvação. Notou a diferença?

Vamos como aplicar o princípio bíblico de Josué 1.1-9:

Existem inúmeras aplicações possíveis. Aqui estão alguns deles:

Gaste mais tempo meditando na Palavra de Deus;

Se Deus o chama para um ministério novo e desafiador, então seja fortalecido e encorajado por sua presença capacitadora. Seja obediente, mantendo o foco nas Escrituras.

Se você estiver em uma posição de liderança da igreja, perceba que a liderança cristã bem sucedida requer força e coragem que flui da presença de Deus.

   Recapitulando então o que já estudamos até aqui:

  • Passo 1: O que o texto significou para seus personagens?
  • Passo 2: Quais diferenças há entre os personagens bíblicos e nós?
  • Passo 3: Qual é o princípio bíblico do Texto?
  • Passo 4: O princípio bíblico está em concordância com toda a Escrituras?
  • Passo 5: Como o princípio bíblico deve ser vividos pelos crentes hoje?

Como você pode perceber, saber como entender a Bíblia para pregar não é uma tarefa muito simples. Igualmente, preparar um sermão ou pregação é algo que exige do pregador muita dedicação e amor pela obra. O artigo “como entender a Bíblia para pregar” é apenas 1% daquilo que o pregador pode aprender para ser um instrumento bem preparado.

O pregador poderá aprender como usar a voz, como se portar em cima do púlpito, como vencer a timidez, como não ficar lendo a mensagem, etc. Evidentemente, não tenho como passar todas as técnicas aqui em um único estudo. É por isso que quero te convidar a conhecer um material completo para pregadores que tem transformado a vida de muitos irmãos em Cristo.

Se você quer realmente avançar e preparar sermões e pregações cada vez melhores, então você precisa conhecer este material: Acesse este link e veja mais detalhes.

como entender a Bíblia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.