Salmo 51 | O Pecado de Davi | A Oração de Arrependimento

Salmo 51

Salmo 51

Apesar de Davi ser um homem guerreiro, o que nos traz a imagem de alguém ríspido, rude e vigoroso em essência, ele era alguém totalmente sensível a voz de Deus.salmo 51

Davi vivia de salmos, louvores, orações e com um desejo de andar com justiça e retidão diante de Deus. salmo 51

Um dos servos do rei Saul não hesitou em dar testemunho de Davi ao rei Saul:

“Eis que tenho visto a um filho de Jessé, o belemita, que sabe tocar e é valente e vigoroso, e homem de guerra, e prudente em palavras, e de gentil presença; o Senhor é com ele”. (1 Samuel 16:18)

Por conta desse testemunho, Davi foi convidado a tocar harpa no palácio do rei Saul a fim de ajudá-lo em seu momento de dor e depressão. 

Posteriormente, o Senhor tirou o trono de Saul e o deu a Davi, homem segundo o seu coração.

Ele, aos 40 anos, foi coroado rei em Jerusalém e, devido as grandes conquistas militares, teve sua fama espalhada por toda a terra. 

O Pecado de Davi

Mas apesar de todo o sucesso, Davi cometeu um grave erro no seu reinado.

Um dia, do terraço do palácio, ao observar e desejar Bate-Seba, mulher do seu general Urias, mandou chamá-la com o propósito de deitar-se com ela.

E, para piorar o sua situação, posteriormente, ao saber que a mesma havia engravidado, mandou chamar o General Urias, seu marido, que já estava na guerra há três meses, para se deitar com Bate-seba e para que pensassem que a criança que estava sendo gerada era do seu próprio marido.

Davi tentou convencê-lo ir para casa, mas Urias ficou na porta do palácio, esperando que Davi o mandasse retornar a guerra.

Essa foi a tentativa de Davi encobrir o seu pecado diante dos homens. Porém o primeiro plano dá errado e Urias não vai encontrar sua mulher, mas escolheu permanecer na porta do palácio.

Davi, então, envia uma carta ao comandante do exército a fim de proporcionar a morte do seu fiel general, fazendo com que o mesmo ficasse na frente da batalha para ser morto.

 

RECOMENDADO PARA VOCÊ:

Quer Pregar Com Conhecimento Bíblico Profundo, Dominando a Oratória, com boa Dicção, Citando Versículos de Memória, sem Timidez e com total Eloquência?

Então clique aqui ou no botão abaixo e saiba como elaborar sermões impactantes em 30 dias até mesmo se você quer pregar pela primeira vez.

A Sequência dos Fatos

a – Davi Faz de Bate-Seba uma de suas oito mulheres e providencia a morte do seu marido, cometendo adultério e assassinato;

b – Davi passa nove meses de tranquilidade. Contaminado pelo pecado e com a consciência cauterizada. Insensível, Davi desenvolve uma auto anestesia e aprende a dormir bem em cima da transgressão.

c – O profeta Natã entra em cena: salmo 51

Então disse Natã a Davi: Tu és este homem. Assim diz o Senhor Deus de Israel: Eu te ungi rei sobre Israel, e eu te livrei das mãos de Saul;
E te dei a casa de teu senhor, e as mulheres de teu senhor em teu seio, e também te dei a casa de Israel e de Judá, e, se isto é pouco, mais te acrescentaria tais e tais coisas.
Por que, pois, desprezaste a palavra do Senhor, fazendo o mal diante de seus olhos? A Urias, o heteu, feriste à espada, e a sua mulher tomaste por tua mulher; e a ele mataste com a espada dos filhos de Amom.
Agora, pois, não se apartará a espada jamais da tua casa, porquanto me desprezaste, e tomaste a mulher de Urias, o heteu, para ser tua mulher.
(2 Samuel 12:7-10)

d – Davi reconhece a gravidade do seu erro: “Então disse Davi a Natã: Pequei contra o Senhor…” (2 Samuel 12:13) 

O Salmo 51

O salmo 51 é justamente o delato histórico de tudo o que se passou dentro de Davi devido ter ofendido o caráter justo e santo de Deus.

E uma das primeiras cenas desse episódio, que Davi expressa no salmo 51, é o reconhecimento de que havia feito algo muito grave.

I – Davi Reconhece a Gravidade do seu Erro (v.3-5)

A geração hodierna dá vários nomes ao pecado a fim de minimizar o seu real significado. Chamam-o de pequeno erro, deslize, escorrego, pisar fora da linha, vacilar etc.

Mas, na verdade, ele é transgressão, rebelião  e ofensa contra um Deus que é santo e justo. É o ato voluntário de rebelar-se e ofender o caráter santo e justo de Deus.

1 – (v. 3) “Conheço as Minhas Transgressões”: Deixou de ser sínico para ser sincero. A maioria das pessoas aprende a nada sentir diante dos seus pecados.

2 – (v. 4) “Contra Ti, Contra Ti Pequei”: O pecado é rebeldia e inimizade contra Deus, que é puro, justo, santo e verdadeiro.

a – Não Confunda: acusação do diabo com convencimento do Espírito Santo.

O diabo diz: “você pecou, não tem mais jeito, nem adianta orar”. salmo 51

O Espírito Santo diz: você pecou, mas o Senhor é fiel e justo para perdoar ao que verdadeiramente se arrepende e se compadece de nós. Ele é Bondoso, cheio de graça e rico em misericórdia.

A maior dificuldade do ser humano é reconhecer que pecou, que está errado. Sempre atribui o seu erro à alguma coisa ou a alguém.

Adão disse que foi por causa da sua mulher, Eva.

Mas veja o que disse o filho pródigo:

Levantar-me-ei, e irei ter com meu pai, e dir-lhe-ei: Pai, pequei contra o céu e perante ti;
Já não sou digno de ser chamado teu filho; faze-me como um dos teus jornaleiros.
(Lucas 15:18,19)

3 – Arrependimento é virtude divina salmo 51

Então disse Davi a Natã: Pequei contra o Senhor. E disse Natã a Davi: Também o Senhor perdoou o teu pecado; não morrerás”. (2 Samuel 12:13)

Veja que não é tão complicado assim quando se deseja verdadeiramente se acertar diante de Deus.

Basta dizer: “eu quero, Senhor” e dar meia volta. Deixar a impiedade e seguir a justiça”.

II – Tristeza Profunda Pelo Pecado Cometido (v. 8)

Há uma grande diferença entre remorso e arrependimento. Observe bem:

  • Remorso: produz morte, escraviza, somente produz consciência e tristeza.
  • Arrependimento: produz vida, liberdade, gera mudança, transformação e retorno a Deus.

Infelizmente, as pessoas lamentam ter errado, mas não desejam ardentemente uma mudança verdadeira. Mas esse não foi o caso de Davi. Ele tem um comportamento diante do pecado que ilustra bem alguém que está verdadeiramente arrependido.

(v. 8b) “ossos que tu quebraste”: Os ossos significavam o corpo inteiro, pois estes lhe dão sustentação.

(v. 8a) “Faz-me ouvir júbilo e alegria”: Toda noção de júbilo e alegria haviam desaparecido. Acabou todo o cantar da alma e isso é resultado da culpa.

Em Davi, já não havia mais salmos, mensagens e orações. O pecado havia tirado dele toda espontaneidade de uma vida de devoção e adoração ao Senhor.

III – Passar a Ter Nojo do Pecado (V. 1, 2, 7) salmo 51

Davi se sentiu sujo, imundo, podre, necessitado de ser lavado por Deus;

(v. 1) “Apaga”: As transgressões ficam escritas na alma, como um escrito de dívida. São como vestes sujas que precisam ser lavadas com água e sabão.

(v. 2a) “Lava-me”: São como vestes sujas que precisam ser lavadas com água e sabão.

(v. 2b) “Purifica-me”: Como um metal precioso que necessita de purificação.

(v. 7a) “Com hissopo”: Ramos de plantas usados para ritual de purificação (era como o leproso purificava-se).

A Bíblia diz:

Vinde então, e argui-me, diz o Senhor: ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a branca lã. (Isaías 1:18)

IV – Retorno a Deus (v. 10,12)

“Cria em mim um coração puro”: A coisa mais difícil é recuperar um coração puro, pois é nele que permanecem as malícias e maldades.

“Cria em Mim”: Davi não quer um coração reformado, remendado.

O verbo Criar do texto é o mesmo de Gênesis 1 (criar do nada). Ele queria dizer: “Senhor, tira do nada, arranca do coisa alguma e faz um coração novo para mim”.

A maioria de nós quer perdão em cima de um coração velho, com velhas lembranças e manias. Davi quer um zerar de existência. Começar do zero.

Sustenta-me com um espírito voluntário”: Ele havia perdido toda voluntariedade para com Deus. Mas agora ele diz: estou aqui Deus, me usa, me enche, me trás de volta a tua presença… salmo 51

Conclusão

Que possamos reconhecer nossas culpas diante de Deus para alcançar uma consciência tranquila e coração puro. Que nosso espírito seja reto e voltemos ao primeiro amor.

Que o Senhor renove as tuas forças em sua santa presença!

 

IMPORTANTE!

Antes de sair desta página, me responda se você gostaria de saber…

✔ Como entender a Bíblia para pregar;

✔ Como extrair lições do texto;

✔ Como começar, desenvolver e terminar o sermão;

✔ Como usar ilustrações;

✔ Como pregar com mais liberdade e desenvoltura;

✔ Como memorizar o sermão e não ficar preso a ele;

✔ Como controlar o nervosismo.

 

Então, para pessoas especiais como você, que busca realizar aquilo que sente no coração, existe um material incrível, onde é ensinado passo a passo tudo sobre elaboração de sermões e como pregar com mais liberdade e desenvoltura.

Para acessá-lo, basta clicar no botão abaixo e se preparar para conhecer algo que vai transformar para sempre as suas pregações.

20 Comentários


      1. Peça ao Espírito Santo que ele lhe capacita. Deus não escolhe os capacitados ele capacita os escolhidos! Se você tem o querer Deus tem o poder.

        Responder

  1. ASSIM COMO O MANOEL, ESTOU ESTUDANDO DIARIAMENTE A BÍBLIA, COM O INTUITO DE APRENDER A PALAVRA DE DEUS E PODER DEDICAR-ME AO ENSINO DA PALAVRA AOS MENOS CONHECEDORES QUE EU.INCLUSIVE TENHO INTERESSE EM EVANGELISMO E PARA TANTO, SEI QUE NECESSITO QUE CONHECIMENTOS DA PALAVRA LEVAR O CONHECIMENTO DA PALAVRA COM CONVICÇÃO.
    PS: ainda não solicitei o meu” GUIA UNIVERSAL” , devido a minha situação financeira atual

    Responder

  2. Quero estrair o da Bíblia enterpretar com sabedoria , estudo muito a Bíblia mas á muita dificuldades

    Responder

  3. Esse estudo e uma bênção precisamos trata com o pecado mais sério e se chegar a Deus e pedir perdão cada dia só Jesus nos libertá cada dia

    Responder

  4. Agradeço ao irmão por compartilhar a palavra de Deus pura e simples.
    Tenhor sido muito edificado e encorajado para pregar.
    Já usei várias pregações para levar a igreja e foi muito abençoador para mim e para o povo de Deus.
    Que o Senhor Deus continue abençoando esse projeto grandemente!

    Responder

  5. Muito edificante o salmo 51!
    Muitas vezes não reconhecemos o pecado cometido e ele se torna como calo duro! somente Deus pode nos purificar e nos lavar no seu sangue carmesim.

    Responder

  6. Quero me aperfeiçoar a cada dia pra ministrar o evangelho de cristo.

    Responder

  7. Deus abençoe sua vida Pena que no momento não tenho condições de fazer um curso

    Responder

  8. A paz do senhor meus irmãos às vezes fico pensando se me tornaria um pregador de pupit mais não consigo ministrar na congregação, me sinto a vontade quando tenho oportunidade de ministrar em culto de Rua é a coisa mais linda da vida para mim, moro em uma periferia e amo fazer isso

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.